As aventuras de Susanix

domingo, outubro 16, 2005

"Ne pas sortie! Ne pas sortie!"

É engraçado... À medida que as pessoas se vão habituando aos sítios e aos lugares a vida começa a entrar lentamente na rotina. Cada pessoa tem a sua rotina e aminha está longe de ser calma... São barracas atrás de barracas, eu sei... E porque é que agora haveria de ser diferente? Entre tantas pequenas histórias que vão construindo o meu dia-a dia,o dia de sábado merece ser contado.

Tudo começou qd eu e as outras duas nortenhas malukas (que me pediram por tudo para que não escrevesse aqui que se chamavam Alexandra e Andreia, pelo que irei continuar a designá-las por malukas) decidimos ir ao IKEA. E vai a esperta da je marca o ponto de encontro onde? Estação da cidade, que é uma espécie de estação do Oriente mas em menos (é só bus e train). É ÓBVIO que nós não estávamos no mesmo local, ou seja, elas pensavam que eu estava atrasada, eu pensava que elas ainda não tinham chegado... Como qq português que se preze... 20 mins dps dá demos umas com as outras, agr era só apanhar o autobus... Vocês sabem quais são os autobus que vão de Leuven até ao IKEA? Pois, nós tb não... Ou seja, todos os autocarros que chegavam tinham a visita de uma pigmeu portuguesa a perguntar se por acaso o bus não passava pelo IKEA... 20 mins dps lá apanhamos o autobus certo. Eu, sendo a única das 3 a já ter ido ao IKEA, tratei logo de acalmar o restante grupo consumidor dizendo: "Eu sei onde fica o IKEA. Aquilo tem uma placa bem grande e vê-se das duas estradas. Não há como não ver".

E lá fomos... passados uns 15 mins uma das malukas diz: "Ah, ainda faltam 3 km". Oh, pacato... Blá Blá Blá Bleu Bleu Bleu, o autobus pára 2mins dps em mais uma estação, a outra maluka vira-se e diz, olha, o IKEA. Como o estimado leitor já decerto adivinha, saimos do autobus a correr... Mas saimos! Fomos às nossas compras, nada de especial, pagámos e vira-se uma esperta: "Bem, já perdemos o autobus, como temos de esperar, podemos ir beber um cafézinho (creio que vocês não têm esta noção mas cada vez que apercebo mais que o português éo povo da Europa que mais pensa em comer...). Ora, voltamos a entrar no IKEA pra beber o cafézinho... E para sair? Bem... A única saída era pelos caixas, mas nós já tínhamos pago!!!! Lá fomos ter com uma senhora, que viu o talão e as compras e nos abriu uma cancela.

Susana Rocha, num dos momento mais brilhantes da sua vida, vê uma grande porta que dá para o exterior do edíficio (era de vidro, dava pra ver através). Tem umas coisas escritas mas tentar perceber francês ou dutch é coisa que já desisti de fazer... E não tenho mais nada, toca de abrir as portas, em par... 1 seg dps começa a soar uma alarme, mas um alarme em grande!!! A pigmeu (a mais canita) só diz: "isto devo ser eu que tenho alguma coisa no saco e não paguei", ao que a outra maluka responde: "tás parva? isto é um alarme de um carro". E continuam a trocar impressões na zona do alarme. Aparecem num instante um securita e um polícia e o segurita só diz: "ne pas sortie, ne pas sortie"... E nós, feitas parvas a olhar pra ele: "Hã?!?!" e o alarme a tocar... Toda a gente nas caixas do IKEA parada a observar a cena (e é um IKEA bem grande...). O homem lá diz que aquilo é uma saída de emergência,e como não havia nenhum incêncio, apesar de já estarmos as 3 na rua, tivemos de voltar a entrar. Agr vem a "piéce de resistance"... A saída "normal" ficava no outro extremo das caixas... Ou seja, tivemos de atravessar o IKEA, como TODA A GENTE a olhar pra nós, eu a rir daquela minha maneira mui discreta para ter a certeza absoluta de que toda a gente olhava, e as outras duas a fazer publicidade ao tomate nacional...

E é assim um dia na vida de umas portuguesas na bélgica...

1 Comments:

  • Carissima Susana,

    Essa situação que descreve fez-me ter uma vontade enorme de lá ter estado presente, pois a única frase de francês que sei dizer é "Je ne pás de argent" nao sei se é assim k se escreve mas dizer sei bem. Alias é um metodo k eu uso para fugir dos multiplos indianos que nos invadem nas ruas portuguesas (disso já não tens tu saudades!!!!!). Ora se eu dissesse isto ao Obelix Antunes aí dessa esquadra, obviamente ele iria-me prender pk estaria certamente a roubar. Ora se o José Castelo Branco ler isto vai fazer uma visita à Belgica brevemente... (outra coisa k n deves ter saudades novamente).

    Três beijinhos (é assim na Belgica não é).

    Assinado: Fã nº1 do José Cid (se ainda n percebeste kem é, tas a ver um algarvio (esta é uma boa pista!!!) com pila de 77cm's de comprimento, todo musculado e muito inteligente? Pois eu não sou esse...)

    By Anonymous Anónimo, at 10:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home